Termos e Condições

OBJETO
O Festival da Montanha, agendado para 22 a 24 de setembro de 2023, é uma organização conjunta de diversas entidades: RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural; ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela; Pró-Raia – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte; Município de Manteigas e Geopark Estrela. Conta ainda com uma série de outros parceiros e associações com os quais é possível desenvolver as atividades previstas. Estas atividades têm como objetivo permitir desfrutar da serra da Estrela em lazer, através de diversas atividades, sem qualquer caracter competitivo.

O Festival tem como campo base o Parque da Várzea, em Manteigas, e conta com diversas iniciativas de âmbito musical e artístico, conversas e debates informais, venda e promoção de produtos e serviços por parte de associações e empresas, e atividades desportivas e de lazer.


INSCRIÇÕES

O Festival da Montanha conta com três tipos de atividades: atividades de acesso livre e gratuito, atividades gratuitas com limite de participantes e atividades pagas com limite de participantes.
As inscrições e respetivos pagamentos nas diversas atividades pagas estão disponíveis a partir de 1 de setembro e são efetuadas diretamente no website www.festivaldamontanha.pt. Após o pagamento da inscrição, é enviado um email de confirmação para o endereço de correio eletrónico indicado pelo participante. Este email é válido para apresentação ao responsável no início da atividade.
A inscrição e pagamento das atividades desportivas deve ser feita até 48 horas antes de atividade pretendida, de forma garantir a ativação do seguro desportivo do participante.


Em caso de qualquer dificuldade ou dúvida, os interessados deverão entrar em contacto com a Organização através do email: info@festivaldamontanha.pt, enviando os seguintes dados:


  • Nome completo
  • Data de Nascimento
  • Número do B.I. ou C.C.
  • N.º de contacto móvel
  • Atividade
  • Exposição do problema

A inscrição/reserva em qualquer atividade só é considerada válida após o pagamento.

PAGAMENTOS
A maioria das atividades a desenvolver no campo base do Festival da Montanha não estão sujeitas a qualquer pagamento, salvo raras exceções.
Já as atividades, sobretudo de âmbito desportivo, a realizar fora do Campo Base têm um custo associado por atividade, incluindo o IVA e seguro desportivo, e estão sujeitas às condições definidas em cada uma delas, no website www.festivaldamontanha.pt.

Nestas, é obrigatória a reserva e pagamento antecipado através do website.
O participante tem à sua disposição as seguintes formas de pagamento:
a) MBWAY
b) Multibanco


CANCELAMENTO E REEMBOLSO
O cancelamento de uma reserva paga não tem lugar a reembolso, salvo em situações específicas a ponderar pela Organização, em situações inerentes à Organização, ou em situações externas, como alterações meteorológicas ou elevado risco de incêndio, impeditivas à realização dessa atividade. Neste caso, a Organização contacta os
participantes no sentido de alterar a atividade ou efetuar o reembolso. Se, por alguma razão, o participante não puder realizar a atividade reservada, pode contactar a Organização de forma a encontrar uma atividade alternativa. A reserva poderá ainda ser cancelada por decisão da Organização, reservando-se esta o direito de não aceitar reservas quando verificar alguma inconformidade nos dados pessoais fornecidos pelo participante ou não forem cumpridos os presentes Termos e Condições. A não comparência na atividade não dá lugar a qualquer tipo de reembolso.


PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES
A participação de menores de 15 anos nas atividades desportivas, incluindo caminhadas, só é permitida quando acompanhada por um adulto. Dos 15 aos 18 anos, quando não acompanhados, devem ser portadores de uma autorização escrita do encarregado de educação.
A realização de cada atividade está dependente de um número mínimo de participantes, e é limitada a um número máximo, estando estes valores indicados em cada uma das atividades, no website www.festivaldamontanha.pt.

Cada atividade tem um horário previsto, publicado em festivaldamontanha.pt. De forma a zelar para que tudo corra da melhor forma e a garantir o respeito por todos os participantes e parceiros envolvidos, apenas será dada uma margem de tolerância de dez minutos face à hora prevista de início.
Depois deste tempo, a atividade inicia. Se qualquer participante decidir tentar acompanhar o grupo, assume total risco sobre a sua participação, sendo que a Organização não poderá ser responsabilizada por qualquer perda, erro ou acidente daqui resultante.
Em cada uma das atividades, publicadas em festivaldamontanha.pt, está descrito o tipo de equipamento, material ou reforço necessário a levar por cada participante. A falta destes itens pode significar a impossibilidade da sua participação ou a
participação por sua conta e risco, não assumindo a Organização qualquer responsabilidade por danos causados ao participante.
Todas as atividades desportivas fora do recinto do Festival da Montanha terão acompanhamento de técnicos com conhecimento no terreno. As atividades de Caminhada, Trail Running, Ciclismo e BTT terão sempre um orientador na frente do percurso e um vassoura a fechar o percurso.
Se algum participante decidir abandonar a atividade, deverá aguardar pela chegada do
vassoura e informa-lo da sua decisão, ou informar a Organização dessa atividade
através do contacto indicado no website.


SEGUROS

A organização do Festival da Montanha possui seguro de responsabilidade civil e acidentes pessoais de acordo com a legislação aplicável a estes tipos de eventos.
Os participantes não residentes em Portugal não estão cobertos pelos seguros do Festival da Montanha, devendo garantir o seu próprio seguro.
As condições do seguro são as constantes do documento emanado da empresa seguradora, e estará disponível para consulta no secretariado do evento. Qualquer acidente que ocorra durante a execução do percurso é da responsabilidade dos
praticantes, em tudo o que exceda o risco coberto pelo seguro.


NÃO ESQUECER!

  • Está presente no local do encontro e partida 15 minutos antes da hora marcada.
  • Não te esqueças do material necessário.
  • Caso não concluas o percurso, avisa a Organização.
  • Em caso de qualquer acidente de outro participante, presta auxílio e avisa a Organização.
  • Nunca deites qualquer tipo de lixo ao chão.
  • Não violes as áreas balizadas, privadas, florestadas e cultivadas.
  • Desfruta ao máximo este festival, na companhia de outros amantes danatureza, com os mais belos cenários de montanha!